X FEMEU
FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA (nacional)
A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba realizou o seu X FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba no Cine Teatro Vera Cruz, com mais de 550 expectadores.
A Rádio Fraternidade (rádio da web) fez a cobertura on-oline para todo o Brasil e exterior.
Participaram 18 músicas inscritas das cidades de Uberaba, Uberlândia, Monte Carmelo, Bambuí, Sete Lagoas, Franca, Rio de Janeiro e Goiania.
Os Ganhadores e a Premiação foram:
1º Lugar: (01 violão, 01 troféu e livros espíritas)
Música: Chico Simplicidade – Sete Lagoas
2º Lugar: (01 troféu e livros espíritas)
Música: Mundo Unido – Uberlândia
3º Lugar: (01 troféu e livros espíritas)
Música: Eurípedes Barsanulfo, Missionário de Luz – Uberaba
Melhor Arranjo: (01 troféu e livros espíritas)
Música: A Luz do Mundo – Uberaba
Melhor Letra: (01 troféu e livros espíritas)
Música: Chico Simplicidade – Sete Lagoas
Melhor Intérprete: (01 troféu e livros espíritas)
Música: Mundo Unido – Uberlândia
Compuseram o Júri:
Hélio Chaves, músico que participou de vários festivais do chapadão; participou também do concurso do SBT – A Mais Bela Voz do Brasil, ficando em 2º lugar. Filho de Lilito Chaves. Frequenta o Centro Espírita Uberabense e Casa do Cinza.
João Batista da Cunha, professor de Música no Conservatório Renato Frateschi por mais de 20 Anos. Poeta. Compositor. Multi-Instrumentista. Trabalha no Centro Espírita Aurélio Agostinho.
Wagner Da Cruz, professor de Trompete e Trompa. Ex-professor de Música no SENAI e Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. Ex-instrutor de fanfarras. Fundador do GEBS (Grupo de Estudos Bittencourt Sampaio do Sanatório Espírita de Uberaba). Trabalhador na Casa do Caminho.
André Novais, cirurgião dentista. Compositor e músico profissional. Trabalhador no Centro Espírita Uberabense.
O X FEMEU contou com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da FEB – Federação Espírita Brasileira; da empresa TOP SOM; Livraria Espírita Emmanuel; do artista plástico Rhaavi Dionísio (Uberaba-MG); da River Auto Peças; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, Francisco Cândido Xavier e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Fundação Cultural de Uberaba, e, A Flama Espírita.
O X FEMEU é um Festival de composições inéditas voltado à temática espírita e tem como objetivos valorizar a arte produzida no movimento espírita; incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; divulgar a música espírita, elevando o espírito e promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional.
Luiz Carlos de Souza
Diretor Artístico da UMEU - União da Mocidade Espírita de Uberaba
Coordenador do FEMEU